A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO EM ENSINO NAS DISCIPLINAS DA CIÊNCIA DO SOLO
Resumo
O estágio à docência é uma atividade obrigatória para a formação de pós-graduandos. A oportunidade de participar destas atividades é fundamental para a formação do futuro docente. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência do estágio à docência da primeira autora nas disciplinas de Gênese e Morfologia do Solo e de Levantamento e Classificação de Solos. Durante dois semestres (2018/1 e 2019/2) as atividades realizadas foram: assistir as aulas, participar das viagens de campo, auxiliar nas correções de trabalhos e relatórios, ministrar uma aula prática e uma teórica, e participar dos grupos de whatsapp das disciplinas. Como resultado desta experiência pode-se apontar que o estágio à docência é uma prévia do que é ser um(a) docente. Na aula ministrada e durante as correções das atividades e relatórios, foi possível perceber o quanto é desafiador ser um(a) professor(a). Existe sempre a preocupação de que os estudantes estejam motivados e aprendendo o conteúdo. Há uma relação de comprometimento com os estudantes da disciplina e com o aprendizado deles. A experiência do estágio à docência possibilitou uma reflexão sobre estratégias de ensino- aprendizagem a partir da prática de docência dos professores das disciplinas. As aulas práticas e viagens de campo são estratégias interessantes para uma formação conceitual mais sólida, apesar do desafio de motivar os estudantes sobre a importância da participação nas viagens. O uso do grupo de whatsapp foi interessante como uma ferramenta para manter o diálogo virtual com os estudantes. A possibilidade de realizar o estágio à docência aprendendo na prática sobre o processo de ensino-aprendizagem é importante para que os futuros professores sejam capazes de trilhar seus próprios caminhos.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Docência no Ensino Superior
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