A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO A DOCENCIA NO ENSINO SUPERIOR NA FORMAÇÃO DO MESTRE EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
A experiência do estágio à docência é essencial para a formação integral do aluno, considerando que cada vez mais são requisitados profissionais bem preparados. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de um estágio docência, descrevendo as vivências nas atividades propostas para o exercício docente na graduação em Farmácia. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da disciplina de Estágio à Docência I do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFC e desenvolvido por uma mestranda com auxílio de um monitor e uma técnica de laboratório nas aulas práticas no componente curricular Farmacognosia II para uma turma do curso de Farmácia, em 2018. Observou-se que o docente é responsável por promover estratégias para motivar os estudantes na sua formação, utilizando-se de aulas teóricas e práticas realizadas no Laboratório de Produtos Naturais e no Horto de Plantas Medicinais Francisco José de Abreu Matos da UFC. Observou-se que aulas práticas tem grande valor, visto que nesse momento os alunos são mais participativos e interagem entre si, mostrando a importância de conciliar o conhecimento teórico com a experiência prática. As aulas práticas em campo proporcionaram uma experiência diferente tanto para o docente quanto para aos alunos do curso de Farmácia. Através do estágio foi possível conhecer estratégias de ensino, compartilhar o conhecimento e a experiência com os graduandos e com a professora da disciplina, assim além de reconhecer que o processo de ensino-aprendizagem é um desafio do docente. Concluo que o estágio docência, portanto, vai muito além de um simples cumprimento de exigências acadêmicas, é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, onde o aluno mostra sua criatividade, independência e caráter, além de proporcionar a experiência de aplicar seus conhecimentos acadêmicos em situações da prática profissional, adquirindo uma visão crítica de sua área de atuação profissional.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Docência no Ensino Superior
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