A SEQUÊNCIA FEDATHI COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE ANATOMIA HUMANA

Autores

  • Josaphat Soares Neto
  • Gilberto Santos Cerqueira
  • Maria José Costa dos Santos
  • Emmanuel Prata de Souza

Resumo

Muito se tem discutido a respeito dos recursos metodológicos empregados no ensino da anatomia humana, tendo em vista a importância que o seu estudo resulta para a prática do profissional da área da saúde. A disciplina de anatomia requer dos alunos a memorização da nomenclatura de diversas estruturas, sua funcionalidade, localização e relações entre os órgãos do corpo humano, muitos professores encontram dificuldades na exposição do conteúdo, podendo desmotivar e exaurir os estudantes. O objetivo desse estudo é avaliar a Sequência Fedathi como recurso metodológico na prática de ensino da anatomia humana em relação à metodologia tradicional aplicada na maioria das Instituições de Ensino Superior – IES, em nosso país. A pesquisa foi desenvolvida nas aulas de anatomia do Sistema Urinário com alunos da turma de Farmácia (2019.2) na Morfologia da Universidade Federal do Ceará – UFC, tendo como suporte metodológico de ensino a Sequência Fedathi. A pesquisa é de natureza qualitativa sobre a relação e aplicação do recurso metodológico no ensino de anatomia e o modelo tradicional de ensino. De acordo com o objetivo possui caráter descritivo e exploratório. A coleta e análise dos resultados apresentados deram-se mediante a aplicação de questionário semi estruturado, aos alunos, após o término das aulas teóricas. Os resultados apontaram que a metodologia de ensino da Sequência Fedathi quando comparada com a metodologia tradicional, proporcionou um maior rendimento dos alunos na aprendizagem dos conteúdos propostos nas aulas de anatomia. Por conseguinte, o estudo revelou que a Sequência Fedathi como recurso metodológico de ensino é viável ao ensino de anatomia.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Docência no Ensino Superior