ANÁLISE DO APROVEITAMENTO DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS INTRODUTÓRIAS DE SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Alexandre Jeronimo Correia Lima
  • Francisco Willams Ribeiro Lopes

Resumo

No curso de Ciências Sociais, tanto na modalidade bacharelado, como na licenciatura, os estudantes devem cumprir uma série de disciplinas obrigatórias das três grandes áreas que compõem o curso. Trata-se das disciplinas de introdução à Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Nelas os estudantes se aprofundam nas teorias cânones de cada disciplina, acessando os textos clássicos e as pesquisas contemporâneas de cada uma das áreas. Se por um lado isso, nos termos de uma Sociologia do Currículo (Bernstein, 1996), demonstra o caráter fortemente classificado das Ciências Sociais, enquanto saber especializado com forte carga teórica e conceitual, nos apresenta, por outro, um problema. Essas disciplinas, com seus conteúdos, métodos e modos de serem ensinadas são aproveitadas para a formação dos estudantes da licenciatura, enquanto docentes? Ou em outros termos, como as disciplinas obrigatórias que estruturam o curso de Ciências Sociais podem contribuir para a formação do profissional docente? Para investigar essa questão nos debruçaremos sobre o currículo do curso e, em especial, sobre os programas utilizados pelos professores que ministraram ou ainda ministram essas disciplinas. Contaremos com a análise de suas ementas e entrevistas com professores que ministram as disciplinas. Além disso, cotejaremos os dados com as impressões relatadas pelos estudantes concluintes das licenciaturas, através de seus memoriais de Prática de Ensino, onde relatam como as atividades realizadas no âmbito universitário, como as disciplinas da graduação, impactam sua formação enquanto professores. Nossa impressão inicial é a de que, embora as disciplinas forneçam para os alunos acesso aos textos e discussões mais importantes das Ciências Sociais, ainda há uma carência nelas no que se refere às mediações pertinentes ao objetivo de se formar para o ensino escolar. Carecendo de um maior diálogo com os currículos escolares e com a realidade juvenil e estudantil brasileira.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Docência no Ensino Superior