APRECIAÇÃO DOS GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA DISCIPLINA DE ESPORTES COLETIVOS 1 NA MODALIDADE BASQUETEBOL

Autores

  • Ricardo Hugo Gonzalez
  • Danielle Maria Pereira Menescal
  • Lívia Campos Viera

Resumo

Objetivo: Relatar as informações dos alunos na graduação em educação física da disciplina esportes coletivos 1 sobre a modalidade basquete. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal. Foi aplicado um questionário semiestruturado. As dimensões dos itens foram: a) se os alunos já haviam praticado a modalidade antes do início da disciplina; b) onde haviam praticado; c) quais conteúdos eles gostariam que tivessem sido aprofundados além dos que foram abordados; e) como avaliam o desempenho deles no aprendizado nas aulas e f) seu interesse em atuar na área depois que vivenciaram o esporte na disciplina. As informações foram analisadas segundo analise de conteúdo. Resultado: Existem elementos em comum que podem auxiliar na elaboração de novas estratégias que estimulem um maior engajamento dos alunos, e assim, facilitar seu processo de aprendizagem. Responderam 34 pessoas, 16 já haviam praticado o esporte antes da disciplina (das quais 13 foram na escola) e 18 nunca haviam praticado. Os alunos gostariam que tivesse aprofundado sobre o basquete adaptado para pessoas com necessidade especial e que utilizam cadeira de rodas. A maior parte dos graduandos consideraram seu empenho bom, assim como seu aprendizado nas aulas e avaliaram seu interesse em atuar na área como normal. Conclusão: Os alunos que já haviam vivenciado o esporte obtiveram um maior empenho e consequentemente um resultado melhor na aprendizagem. Houve um incremento no interesse em trabalhar na área. A maioria descreveu que já havia vivenciado o esporte nas escolas, outros vivenciaram em clubes, nas ruas ou por meio de projetos sociais. O conhecimento obtido na disciplina pode direcionar melhor os conteúdos acadêmicos ministrados na disciplina.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Docência no Ensino Superior