DA EXPERIÊNCIA DOCENTE: CONSIDERAÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS ACERCA DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO E NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Edilane VitÓrio Cardoso
  • Manuela Maria Campos Sales
  • Orlando Luiz de Araujo

Resumo

O trabalho que ora apresentamos – cujo formato aproxima-se do relato de experiência –, pretende discorrer sobre as atividades vivenciadas no estágio de docência voltado à graduação e ao ensino médio. Nesse sentido, o objetivo central do estudo visa a descrever e discutir a experiência promovida pelo exercício docente ocorrido nos dois níveis de ensino, tendo em vista considerações de ordem teórico-práticas. O estágio foi realizado na disciplina Mitologia Greco-Romana, um dos componentes curriculares optativos da grade do curso de Letras. Foi viabilizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal do Ceará, desenvolvido e planejado coletivamente (o professor-orientador da disciplina juntamente com as duplas responsáveis por ministrar módulos temáticos específicos) para uma turma composta majoritariamente por alunos do curso de Letras, no caso da graduação; e como disciplina eletiva ofertada aos alunos do ensino médio, na EEMTI José Valdo Ribeiro. O exercício docente promoveu reflexões sobre as estratégias de ensino utilizadas em sala, propiciou a partilha de informações e conhecimentos, tanto com os alunos-graduandos e alunos do ensino médio, quanto com o professor-orientador e os demais ministrantes da disciplina. Os desdobramentos da experiência de estágio, advindos da supervisão, interação e mediação de aulas, permitiram levantar problematizações em torno de questões relativas à práxis pedagógica no ensino superior e no ensino médio. Assim, o estágio também contribuiu para refletirmos sobre a prática docente em si, sendo esta concebida como um momento de troca e constante movimento, na medida em que se busca questionar métodos e abordagens ao longo de todo o processo de ensino. Em suma, constatou-se que o exercício docente é de extrema relevância para a formação do futuro profissional, já que possibilita a (des)construção de conceitos estabelecidos e a superação de dificuldades frequentemente encontradas na docência.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Docência no Ensino Superior