DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIA GAMIFICADA NA DISCIPLINA DE FENÔMENOS DE TRANSPORTES NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS II

Autores

  • Andre Moreira Maia Neto
  • Kaliana Sitonio Eca

Resumo

As metodologias ativas que estimulam o protagonismo dos alunos e o desenvolvimento de habilidades importantes, tais como: estímulo ao pensamento crítico, capacidade argumentativa e capacidade de tomada de decisão, estão cada vez mais presentes nas salas de aula de modo a contribuir no processo de ensino aprendizado. Sendo assim, o uso de tecnologias é uma importante ferramenta(tablets, smartphones e notebooks) para promover o engajamento dos alunos durante o processo de ensino aprendizado . Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento, aplicação e a análise da gamificação como ferramenta para proporcionar o engajamento e atrair o interesse dos alunos da turma de Fenômenos de Transportes na Indústria de Alimentos II. A estratégia de gamificação foi composta por um recurso digital, o aplicativo Khoot! (plataforma online de criação de jogos), e recursos não digitais - jogos de sorte associados a desafios, sistema de recompensas (moedas desenvolvidas para o jogo) e o fator aleatoriedade (questões que abordavam temas que não estavam relacionados com a disciplina). A partir dos resultados obtidos, foi possível comprovar que o uso de notas como sistema de recompensa favoreceu para que o jogo não se tornasse monótono e o fator aleatoriedade ajudou a tornar o jogo mais dinâmico e interativo. A avaliação do jogo pelos alunos mostrou-se positiva, concluindo que a metodologia aplicada foi efetiva e atendeu as expectativas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Docência no Ensino Superior