DEVELOPMENT OF DESIGN PATTERNS IN TEACHING FOR MECHANICAL ENGINEERING COURSES

Autores

  • Romulo do Nascimento Rodrigues
  • Pierre Maurice Chistophe Lamary
  • Roberto de Araújo Bezerra

Resumo

Como os outros cursos de graduação em engenharias, nós estamos em uma fase de redefinição de nossa matriz curricular. A matriz atual entrou em vigor em 2005 e uma nova matriz curricular poderia se iniciar no segundo semestre de 2020 ou em 2021. Durante estes 15 anos, acontecerem muitas coisas, consequências da revolução numérica e que faz, em particular, que hoje nossos alunos tenha um amplo acesso a informações através da internet. Não precisa mais de ser a Universidade, nem ligado a um computador, pois este acesso pode se fazer de forma nômade usando telefones celulares. Não há como fugir desta realidade, e a linearidade do ensino tradicional em ciências exatas precisa de ser revisitada. A questão para nós, e a dificuldade, é que para entrar nesta discussão precisa-se redefinir e caracterizar nossa prática, seja porque ela vem de heranças que não tem sido questionada desde o inicio, seja porque são novas práticas. Esta apresentação se interessa na formalização de dois modelos de aprendizagem, o primeiro foi chamado de Briefing To Debriefing(B2F) e o segundo de Method to Funcionality (M2F). Para descrever esses modelos foi adotada a metodologia do Design Pattern. O Design Pattern, padrão de design, é um ponto de contacto entre a Engenharia e a Educação pois, o modelo se aplica nas duas disciplinas. De nosso conhecimento em Design Pattern para a programação cientifica, a apresentação se propoem de dar um esclarecimento sobre a formalização de duas praticas educacionais do interesse de nosso curso e que poderiam ser replicadas em outro contexto.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Docência no Ensino Superior