EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS AULAS DE BIOLOGIA DE CAMPO – UFC

Autores

  • Raisa Maria Silveira
  • Christiano Franco Verola

Resumo

A promoção de educação inclusiva é responsabilidade social que o Poder Público está obrigado a cumprir legal e moralmente. O crescente acesso de alunos deficientes nas universidades fez surgir a demanda por aulas ditas ‘inclusivas’ e professores qualificados a lidar com esse novo cenário. Embora a legislação brasileira a respeito da educação inclusiva remonte 2008, a implementação de novas práticas pedagógicas em sala de aula foi se dando à medida que os alunos foram entrando nas universidades. O objetivo desse trabalho foi elaborar e executar um projeto de ensino inclusivo com a confecção de modelos tridimensionais e disponibilização de textos temáticos em braile num espaço de ensino não-formal. Metodologia: O projeto de ensino foi proposto nas aulas da disciplina de Estágio em Docência II do PPSIS-UFC. O tema da aula foi ‘Captura de Vertebrados Terrestres’. A aula foi apresentada na disciplina de Biologia de Campo e realizada no Zoológico Municipal Sargento Prata. Após a aula, os alunos responderam o questionário de avaliação da aula. Resultados: Os alunos consideraram a aula e os recursos pedagógicos utilizados como satisfatórios para a promoção da inclusão de alunos deficientes. Os modelos tridimensionais de armadilhas e de utensílios de captura e o texto temático em braile foram confeccionados e disponibilizados. Conclusão: Os recursos pedagógicos utilizados foram efetivos na construção de aulas inclusivas. A sensibilização e a capacitação dos profissionais de educação devem ser realizadas de maneira contínua e progressiva.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Docência no Ensino Superior