EXPERIENCIA ACADÊMICA NO ESTÁGIO À DOCÊNCIA

Autores

  • Raquel Almeida Cardoso da Hora
  • Raul Shiso Toma

Resumo

No programa de pós-graduação em ciência do solo da universidade Federal do Ceará (UFC), existem diversas atividades a serem cumpridas pelos pós-graduandos, desde a sua entrada até a sua saída, principalmente os recém ingressados, como disciplinas a serem cursadas, atividades de campo e laboratoriais, proficiência em língua estrangeira, que, na maioria dos casos a necessária é o inglês e atividade de estágio à docência. Esta última atividade é um preparativo, para os estudantes que querem prosseguir na vida acadêmica poderem ter a experiencia acompanhando as atividades do professor. O pós-graduando escolhe a disciplina que quer acompanhar, geralmente é a ministrada por seu orientador na graduação, mas, pode escolher por ter a experiencia em uma outra disciplina com um outro professor, contato que seja de comum acordo entre todas as partes. A partir da escolha, ele faz a matricula e do início do período letivo até o final é tudo acompanhado, presença em todas as aulas práticas e teóricas, viagens de campo, aplicação e correção de provas e em alguns casos, o aluno em experiencia, ministra alguma ou algumas aulas sob a supervisão do seu orientador. É uma experiencia importantíssima para o crescimento e desenvolvimento do aluno, pois ele pode ter contato com um pouco da realidade de como é ser um professor, das responsabilidades, do cotidiano, da forma de como se portar em sala de aula, da maneira de como se preparar e passar a aula, observar a metodologia usada, as atividades realizadas durante todo o semestre, forma de avaliação, dentre tantas outras coisas que podem ser adquiridas e com isso, poder ter o início da criação de sua própria identidade profissional quando puder ter a oportunidade de realmente exercer na figura de um professor, pois com essa experiencia é possível estar na posição contrária ao que sempre se esteve, na posição de educador e transmissor de conhecimento e assim poder tentar fazer igual ou melhor ao que lhe foi passado.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Docência no Ensino Superior