GRUPO DE ESTUDOS ANALÍTICOS E PSICOPEDAGÓGICOS EM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

Autores

  • Debora Lucia Lima Leite

Resumo

O Grupo de Estudos Analíticos e Psicopedagógicos em Transtornos do Espectro do Autismo – GeapTEA, fundado em Agosto de 2018 objetiva discutir, estudar e pesquisar sobre questões relacionadas ao autismo e seus distintos aspectos. Através da interdisciplinaridade, pois considera diversas áreas de conhecimento: educação, saúde, psicologia, dentre outras, que se relacionam com a temática. Com vistas a ampliar a sua atuação e seus impactos, o GeapTEA tornou-se um Projeto de Extensão, em razão de envolver familiares e comunidade extra acadêmica. Com encontros quinzenais, o grupo que se constitui por profissionais das áreas supracitadas e alunos de diferentes cursos de graduação e pós-graduação, matriculados na Universidade Federal do Ceará e também por familiares de pessoas com TEA, como também, por outras pessoas da sociedade civil que tenham interesse na temática. Na rotina do GeapTEA se discutem pesquisas, estudos e iniciativas voltadas à compreensão do espectro do autismo e busca-se oferecer suporte à novas pesquisas na área. Por meio de discussões mediadas pela Profª Dra. Débora Lúcia Lima Leite Mendes, líder do grupo, ocorrem nos encontros atividades que valorizem novos questionamentos. Há estudos das propostas e aparatos disponíveis através de artigos, textos e pesquisas e que apresentem as vivências já existentes no Brasil. Os participantes têm a oportunidade de participar de palestras referentes a campos específicos de atuação do Espectro do Autismo, trazendo as experiências e relatos de profissionais que já trabalham com pessoas com TEA. Os participantes contribuem com suas experiências e também com sugestão de materiais, autores e metodologias que podem fomentar um melhor entendimento sobre aspectos pedagógicos e psicopedagógicos que se relacionem ao autismo. Durante 2019 foram 8 encontros que promoveram a socialização e corroboraram para a transformação social.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Docência no Ensino Superior