ISF-INGLÊS NA UFC: ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO

Autores

  • Diana Costa Fortier Silva
  • Paulo Roberto Nogueira de Andrade

Resumo

O Programa Idiomas Sem Fronteiras (ISF), criado com o propósito inicial de apoiar e fortalecer a internacionalização das IES brasileiras, se constitui hoje em um espaço de formação inicial e continuada de professores de língua estrangeira e de professores de idiomas da rede pública de Educação Básica, de capacitação em idiomas estrangeiros, bem como de formação e a capacitação de estrangeiros em língua portuguesa, com propósitos acadêmicos e de internacionalização. Nesta comunicação, abordaremos os procedimentos adotados pela coordenação pedagógica e os professores bolsistas para elaboração de materiais didáticos no contexto do IsF-Inglês/UFC. Os diversos cursos IsF versam sobre temas como Comunicações Acadêmicas, Interações Acadêmicas, Palestras e Aulas, Debates, Escrita de Parágrafos e Artigos Acadêmicos, entre outros. A especificidade desse ensino de inglês para fins específicos é a total falta de material didático apropriado no mercado editorial. Nossos professores bolsistas partem do conteúdo programático estabelecido no Catálogo de Cursos para elaborar seus planos de curso e de aula que, uma vez discutidos e aprovados pela Coordenação Pedagógica, vão servir como orientação para o trabalho de elaboração de material didático. São utilizados livros diversos, recursos retirados da internet, arquivos de áudio e vídeo e material visual, além de jogos e atividades baseadas em plataformas móveis (celulares), para compor um material didático adequado para as circunstâncias específicas dos cursos IsF. A realização desse trabalho é fonte de grande insegurança por parte dos bolsistas, acostumados com contextos de ensino fundamentados no uso de um livro didático de base. O trabalho da Coordenação Pedagógica consiste, portanto, em orientar as atividades de elaboração, auxiliando os professores bolsistas nas escolhas de materiais e recursos pedagógicos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Docência no Ensino Superior