JURI SIMULADO NA DISCIPLINA POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - AVALIAÇÃO MEDIADORA NO LETRAS LIBRAS

Autores

  • Marilene Calderaro da Silva Munguba

Resumo

Ressignificar o processo avaliativo tem sido tarefa árdua para os professores que adotam a avaliação mediadora. O estabelecimento de relação entre as estratégias de mediação da aprendizagem e as técnicas avaliativas é determinante para que o aluno aprenda enquanto é avaliado. O presente estudo tem o objetivo de descrever os significados atribuídos pelos alunos da disciplina Política e Gestão da Educação Básica, do Letras Libras da UFC, à avaliação mediada pelo Júri Simulado. Trata-se de estudo descritivo, com abordagem qualitativa, referente a duas turmas da disciplina Política e Gestão da Educação Básica. A turma de 2018.2, composta por 25 alunos (10 surdos) e a referente a 2019.2, 14 alunos, (7 surdos), totalizando 39. Por se tratar de uma disciplina do curso de Letras Libras, demanda uma educação bilíngue. Adotou-se roda de conversa para a coleta das informações, realizada após a aplicação do júri simulado, com o tema “O júri simulado como técnica avaliativa”. Tanto surdos como ouvintes afirmaram que a técnica é adequada para as estratégias de mediação utilizadas nas aulas, que se caracterizam como metodologias ativas. Ressaltaram que aprenderam enquanto eram avaliados, com descontração e ludicidade, apesar da necessidade de se preparar muito bem para exercer as funções definidas por sorteio realizado três aulas antes da avaliação. Apontaram o processo de auto avaliação e avaliação por pares como mais um desafio importante da técnica. Os surdos enfatizaram que a técnica promoveu, ainda, abertura de horizontes quanto as políticas públicas de educação e consolidou discussões realizadas. Todos afirmaram que pretendem utilizar quando exercerem à docência. Conclui-se que os alunos atribuem significado positivo quanto a técnica avaliativa júri simulado, por promover a aprendizagem durante o processo avaliativo, agregado a responsabilidade da auto avaliação e avaliação por pares. Pretendem usar como professores de Libras.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Docência no Ensino Superior