MITO E LITERATURA: UMA DISCIPLINA EXITOSA DO ESTÁGIO DA PÓS-GRADUAÇÃO.

Autores

  • Edinaura Linhares Ferreira Lima
  • Stefanie Cavalcanti de Lima da Silva
  • Orlando Luiz de Araujo

Resumo

O trabalho em questão relata a experiência referente à disciplina Estágio de Docência I, no curso de pós-graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal do Ceará. O estágio foi realizado na disciplina de mitologia greco-romana e na eletiva de Mitos Gregos no Ensino Médio na escola de EEMTI José Valdo Ribeiro Ramos. O objetivo central deste trabalho é demonstrar o quanto a prática é importante na formação do futuro docente e incentivar o trabalho em parceria entre universidade e escola pública. O estágio na graduação do curso de Letras da UFC teve 64h. Na escola, no ensino médio, o estágio ocorreu no período da manhã, com 80h. Com a realização desse estágio, foi possível enriquecer o aprendizado referente à prática docente da UFC. Deste modo, durante esse momento foi possível perceber muitos aspectos implícitos em uma sala de aula e na função de educador e o quanto é instingante mesclar alunos e conhecimentos diferentes. Além disso, buscou-se aprimorar a melhoria da prática docente, havendo a integração do estágio entre universitários e alunos do ensino médio, culminando em uma peça sobre Mitologia e sua recepção na contemporaneidade, também houve uma apresentação de seminários dos graduandos e alunos de escola pública. Portanto, o estágio foi uma oportunidade para mestrandos e doutorandos poderem se aprimorar como profissionais e refletir um pouco mais acerca de seus objetos de estudo, relacionando-o à prática docente.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Docência no Ensino Superior