NOVAS FORMAS DE OBSERVAR AVES
Resumo
A observação de aves é um atividade que tem 100 milhões de praticamente ao redor do mundo, onde esta atividade vem sendo utilizada como ferramenta de Educação Ambiental, utilizando as aves como modelo didático. Além disso esses animais são facilmente detectados devido suas vocalizações, propiciando a inclusão de deficientes visuais nesta atividade. Tendo em vista que um educador deve estar preparado para atender diversos tipos de alunos, esta atividade teve como objetivo promover uma experiência inclusiva aos deficientes visuais, com os alunos da disciplina de educação ambiental utilizando a observação de aves como ferramenta de inclusão. Foi realizada uma apresentação introduzindo os alunos à observação de aves, bem como o uso desta como ferramenta inclusiva. Em seguida os alunos foram levados para uma área arborizada e a turma foi dividida em um grupo de cuidadores e outro com alunos privados da visão, através de vendas nos olhos, onde os cuidadores guiavam os alunos privados da visão pela área da pratica, trabalhando alguns conceitos ambientais utilizando as aves como modelo. Para verificar o efeito da atividade e a percepção dos alunos em relação ao tema, foi aplicado um questionário após a pratica, onde 87% dos alunos sentiram-se estimulados à desenvolverem práticas inclusivas utilizando a observação de aves; 100% não se sentem preparados pelo curso de Biologia-UFC à trabalharem com deficientes visuais e 75% nunca participaram de atividades desta natureza. Com esse cenário, faz-se necessário que o curso de Biologia-UFC procure desenvolver atividades como esta, afim de formarem professores e pesquisadores preparados à promoverem educação inclusiva.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Docência no Ensino Superior
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.