NOVAS FORMAS DE OBSERVAR AVES

Autores

  • Bruno Araujo Martins
  • Maria Izabel Gallão
  • Jorge Iván Sánchez Botero
  • Paulo Canson
  • Christiano Franco Verola

Resumo

A observação de aves é um atividade que tem 100 milhões de praticamente ao redor do mundo, onde esta atividade vem sendo utilizada como ferramenta de Educação Ambiental, utilizando as aves como modelo didático. Além disso esses animais são facilmente detectados devido suas vocalizações, propiciando a inclusão de deficientes visuais nesta atividade. Tendo em vista que um educador deve estar preparado para atender diversos tipos de alunos, esta atividade teve como objetivo promover uma experiência inclusiva aos deficientes visuais, com os alunos da disciplina de educação ambiental utilizando a observação de aves como ferramenta de inclusão. Foi realizada uma apresentação introduzindo os alunos à observação de aves, bem como o uso desta como ferramenta inclusiva. Em seguida os alunos foram levados para uma área arborizada e a turma foi dividida em um grupo de cuidadores e outro com alunos privados da visão, através de vendas nos olhos, onde os cuidadores guiavam os alunos privados da visão pela área da pratica, trabalhando alguns conceitos ambientais utilizando as aves como modelo. Para verificar o efeito da atividade e a percepção dos alunos em relação ao tema, foi aplicado um questionário após a pratica, onde 87% dos alunos sentiram-se estimulados à desenvolverem práticas inclusivas utilizando a observação de aves; 100% não se sentem preparados pelo curso de Biologia-UFC à trabalharem com deficientes visuais e 75% nunca participaram de atividades desta natureza. Com esse cenário, faz-se necessário que o curso de Biologia-UFC procure desenvolver atividades como esta, afim de formarem professores e pesquisadores preparados à promoverem educação inclusiva.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Docência no Ensino Superior