O LUGAR PERMACULTURAL
Resumo
Uma pesquisa de revisão teórica sobre a temática da Permacultura. A Permacultura iniciou-se nos anos 70 na Austrália, baseando-se no modo de vida integrado à natureza das comunidades tradicionais. Busca-se criar sistemas que utiliza a energia que está naturalmente em fluxo. Retrata um sistema de desenho (planejamento) para a criação de ambientes (espaços, lugares, assentamentos) humanos sustentáveis, agindo de modo integrado com a natureza e seus padrões. Usa soluções simples para problemas complexos. Não existe desperdício energético num desenho permacultural. No livro Introdução à Permacultura diz que todas as técnicas para a conservação e a restauração da Terra já são conhecidas; o que não é aparente é alguma nação ou grande grupo de pessoas que esteja preparado para efetuar a mudança. No entanto, milhões de pessoas comuns estão começando a fazê-las sozinhas, sem a ajuda das autoridades políticas. O homem precisa agir criativamente para existir e para dar sentido a sua vida. O modo de vida permacultural foi concebido, porque era tido o lugar em que vivia ineficaz ecologicamente. No uso de suas criatividades foi usado de um imaginário para praticar as criações pessoais de acordo com o que se acreditava. O imaginário vem da capacidade humana de criar. Além dos símbolos o imaginário se manifesta e requer uma lógica para poder existir. Parte de uma busca do homem de se encontrar, de dar sentido a existência. O imaginário dá ao homem a capacidade de criar e recriar a realidade de maneira a aproximá-lo de sua identidade e de sua liberdade existencial. As pessoas que vivenciam a permacultura a escolheram para por em pratica sua criatividade e liberdade para modificar seus ambientes e seguir o caminho da autossuficiência e auto governança, ou seja, tem a lógica como semente desta escolha. Entendemos então como lugar permacultural, o lugar que tem uma lógica social, fruto do imaginário humano, na busca de um sentido de existir e agir no mundo e no espaço em que se habita.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Docência no Ensino Superior
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