PERCEPÇÃO ACERCA DO NÍVEL DE APRENDIZADO ANTERIOR E POSTERIOR A DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE PRÁTICAS CONTÁBEIS MINISTRADA NO CURSO DE CONTABILIDADE

Autores

  • Eduardo Rodrigues Linhares
  • Yohanna Jade dos Santos Leoncio

Resumo

Considerando-se a importância e necessidade de disciplinas práticas nos cursos de contabilidade nas universidades brasileiras, este estudo buscou analisar a percepção dos alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) quanto ao seu nível de aprendizado e fixação dos conteúdos antes da disciplina de laboratório de práticas contábeis que é uma matéria onde os conteúdos estudados anteriormente em outras disciplinas são aplicados em uma abordagem de simulação da realidade, e posterior finalização da mesma, considerando seu nível de esforço na disciplina e o nível de conhecimentos prévios, e inclusive o turno em que a cadeira foi cursada, visto que o objetivo principal é a prática e a consolidação de diversos assuntos contemplados ao longo do curso de Ciências Contábeis. A amostra utilizada na pesquisa foi composta pelos alunos das duas turmas da referida disciplina (diurno e noturno) do ano letivo de 2019. Quanto a metodologia, especificamente aos procedimentos utilizou-se o levantamento ou survey na qual foi aplicado um questionário online ao final da disciplina através da ferramenta Google.forms segmentado em itens com relação a conhecimentos prévios utilizados na disciplina, utilizando-se as nomenclaturas para respostas “fraco, moderado, satisfatório, muito bom e excelente” obtendo-se um total de 52 respostas. Metodologicamente a pesquisa quanto aos Objetivos utilizou a Pesquisa Exploratória e quanto à abordagem do Problema o instrumental foi a Pesquisa Qualitativa, os resultados apresentaram-se satisfatórios para o aprendizado posterior a disciplina, demonstrando além da importância dos estudantes da disciplina na percepção dos próprios entrevistados, como também perceberam a de ampliação da carga horária destinada à prática.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Docência no Ensino Superior