PERCEPÇÃO DE GRADUANDOS EM CIENCIAS BIOLÓGICAS SOBRE PROJETOS EM CAMPO NO APRENDIZADO DE ECOLOGIA

Autores

  • Francisca Gesuina de Sousa Oliveira Landim
  • José Batista de Sousa
  • José Roberto Feitosa Silva
  • Jose Roberto Feitosa Silva

Resumo

Projeto de pesquisa é o passo inicial para a produção de conhecimento científico, desenvolvido geralmente durante a formação acadêmica, quando o conhecimento precisa ser produzido e não apenas assimilado e reproduzido. O projeto abordado apenas nos aspectos formais dificulta sua elaboração e execução. Este trabalho objetivou avaliar a percepção de graduandos em Ciências Biológicas de uma instituição de ensino superior acerca da importância de projetos de pesquisa em campo para efetivação do aprendizado. O trabalho foi realizado com 35 graduandos, matriculados na disciplina de Ecologia de Populações e Comunidades, participantes de uma aula de campo na praia do Cumbuco, onde puderam colocar em prática seus projeto de pesquisa, orientados pela professora regente e eu, como bolsista de doutorado na disciplina Estágio de Docência. Posteriormente foram aplicados questionários semiestruturados a 60% alunos participantes, bem como termo de consentimento livre e esclarecido. Todos os entrevistados consideraram que o desenvolvimento de projeto em campo contribuiu efetivamente com seu aprendizado e formação como biólogo, enquanto 90% dos entrevistados atribuíram ao seu aprendizado, em campo, nota superior a 7. Outros 24% dos alunos afirmaram que o projeto de pesquisa em campo ajudou a resolver conflitos pessoais. Resolução de problemas técnicos foi citado por 86%, um total de 91% afirmou compreender melhor conceitos ecológicos e 81% afirmou identificar aplicabilidade da pesquisa. Quanto a metodologia que mais contribui com o aprendizado, apenas 9% citaram aula expositiva, enquanto 86% enfatizaram aula de campo, 71% citaram projeto de pesquisa e 76% projeto de pesquisa em campo. Conclui-se que a aprendizagem, através do planejamento, desenvolvimento e execução de pesquisa em campo, é mais dinâmica, promovendo atitudes investigativas e práticas para a formação de indivíduos com autonomia, competência e, sobretudo, saberes que se aproximam de uma aprendizagem efetiva.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Docência no Ensino Superior