PODCAST E AUTOAVALIAÇÃO CONTINUADA COMO FERRAMENTAS PARA MELHORIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Raphael Amaral da Camara

Resumo

A metodologia de ensino tradicional com materiais pedagógicos tradicionais(aulas,slides,apostilas etc.)aliada a um processo de autoavaliação que não consegue dar respostas de melhorias para a disciplina avaliada durante o semestre letivo avaliado,podem ser motivos para desmotivação na disciplina e/ou curso e quiçá evasão em ambas as instâncias.Neste contexto,foram feitas duas propostas experimentais de ferramentas didáticas para turmas da disciplina de Eletrotécnica,que atende uma média de 600 alunos de todas as engenharias por ano com uma heterogeneidade muito grande entre o corpo discente frequentador da disciplina.Assim,buscando inovação no material da disciplina,foi idealizado a realização de um podcast,um programa de rádio via internet com conteúdo sob demanda.O conteúdo que ministrado na sala de aula,disponível em áudio no SIGAA,proporciona ao aluno a oportunidade de ouvir e estudar na hora que quiser com mais liberdade e comodidade.Nesta versão piloto,foram gravados onze episódios semanais com um resumo da aula em um formato dinâmico e informativo.Uma segunda medida implementada foi a autoavaliação continuada da disciplina.Os resultados da autoavaliação institucional,que é realizada aos finais de cada semestre,só são divulgados no semestre subsequente,o que impede que as melhorias almejadas principalmente pelos alunos não sejam sentidas em decorrência da avaliação realizada, podendo frustrar e/ou desmotivar o corpo discente.Desta forma,uma autoavaliação continuada feita através de formulários online, aula a aula, buscam dinamizar esta relação.O docente,utilizando de ferramentas de Business Intelligence,pode analisar a autoavaliação feita pelos alunos e já buscar melhorias como didática,postura,materiais etc. na aula seguinte,proporcionando um avanço no processo de ensino e aprendizagem ainda no corrente semestre letivo.Os resultados parciais puderam ser notados como um maior interesse e atenção dos alunos nas aulas e um melhor desempenho nas avaliações.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Docência no Ensino Superior