PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA E PRÁTICA NAS ORGANIZAÇÕES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE

Autores

  • Janequeli Simao Nascimento
  • Raquel Nascimento Coelho
  • Cassio Adriano Braz de Aquino

Resumo

Para a Psicologia Social do Trabalho (PSTO), as organizações precisam ser compreendidas como um fato social complexo e diverso. É basilar compreender as novas práticas de gestão, subsistemas, comportamento organizacional e o papel desempenhado pelo psicólogo nesse contexto contemporâneo complexificado em decorrência das transformações macrossociais e micro organizacionais no mundo laboral. O objetivo desse trabalho é relatar uma experiência de estágio docente ocorrida no curso de graduação em Psicologia (UFC). Privilegiou-se a metodologia ativa como ferramenta capaz de suscitar reflexões e discussões, articulando teoria e prática. O estágio docente teve duração de um semestre letivo (2019.2). Teve como resultado, exposição de aulas teóricas e atividades práticas. Estimulou-se a participação ativa (comentários embasados na teoria da PST), recursos digitais (filme, vídeo, animação, projetor, notebook), recursos que favoreceram o engajamento e autonomia dos estudantes (charge, simulações, análise de casos). Com o objetivo de melhor distribuir o conteúdo abordado e evitar a sobrecarga dos discentes, a avaliação foi dividida em etapas: (1) duas provas parciais, atribuindo-se valores de 0-5 para cada uma delas. Ao final, as duas notas foram somadas, tornando-se uma única, variando de 0-10; (2) apresentações orais de conteúdo teórico relacionado a PSTO, mas que não puderam ser contemplados. Exposição clara do conteúdo abordado, presença, participação ativa e criatividade, foram elementos considerados nessa etapa avaliativa. De um total de 45 discentes: 21 alunos (46,66%) obtiveram desempenho acima da média acadêmica (10-9); 24 alunos (53,33%) tiveram desempenho considerado médio (7-8) e nenhum aluno obteve numericamente um resultado abaixo da média (<7). Conclui-se que os métodos, recursos e ferramentas utilizados em sala de aula, na disciplina de PSTO II, mostraram-se efetivos para cumprir as etapas do processo ensino-aprendizagem-avaliação propostos pelo programa.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Docência no Ensino Superior