RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DOCENTE NA GRADUAÇÃO E NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Mellyssa CoÊlho de Moura
  • Antonio Ricardo Paixão dos Santos
  • Orlando Luiz de Araujo

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar e refletir as experiências desenvolvidas nas atividades do Estágio de Docência I, disciplina obrigatória do programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará. Tendo se dividido e se realizado em uma escola pública do estado do Ceará e na própria graduação da UFC, o estágio teve etapas importantes para a formação docente, que se deu através da observação e da prática de aulas na disciplina “Mitologia Greco-Romana”, formada para tal propósito. No que se refere à prática docente, a metodologia utilizada em ambos os ambientes escolares fundou-se na discussão de textos teóricos, tais quais “Teogonia” e “Os Trabalhos e os Dias”, do poeta Hesíodo, aliada à representação e recepção dos mesmos em filmes e séries. Constatou-se que os alunos possuem certa dificuldade na leitura de textos clássicos, mas que se amenizam com a leitura acompanhada do professor e a discussão em conjunto. Além disso, notou-se que a releitura desses textos representada em mídias consideradas de fácil acesso aos alunos facilitou a compressão das ideias propostas pelos textos gregos, especialmente em relação aos conceitos dos monstros na mitologia, que foi o módulo trabalhado pelos estagiários. Como resultado, consta-se que as práticas docentes aliadas às mídias tecnológicas contribuem para uma maior reflexão sobre o texto clássico, seja no nível de ensino médio ou na graduação, aproximando-o do contexto atual do aluno. Destaca-se então que o estágio de docência cumpre sua função principal de formar recursos humanos para o exercício de ensino e pesquisa qualificados, proporcionando, através do contato do estagiário com diversos níveis escolares, a reflexão acerca das metodologias de ensino adequadas para cada nível escolar. O presente trabalho é auxiliado pela concessão de bolsa de estudo da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (FUNCAP) que promove o apoio a pesquisa cientifica.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Docência no Ensino Superior