RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROCESSO DE TUTORIA NA DISCIPLINA DE MITOLOGIA GRECO-ROMANA

Autores

  • Rubia Santiago Menezes Bento Gonzaga
  • Letícia Lima de Patrício Ribeiro
  • Lucas Matias Gomes Valério
  • Lucas Rafael Rodrigues de Macedo
  • Yago Fernandes da Silva
  • Orlando Luiz de Araujo

Resumo

Trata-se do relato de experiência do processo de tutoria utilizado como ferramenta didático-pedagógica na disciplina de Mitologia Greco-Romana ofertada em 2019.2. Realizaram-se reuniões semanais de estudo e orientação. A leitura do mitólogo Karl Kerényi (2011) provocou os alunos a optarem por uma abordagem experiencial da mitologia. Primeira comoção: a percepção de que a mera conexão interpretativa dos mitos de diversas culturas tenderia para uma abordagem intelectual, afastando-se da proposta. Escolheu-se então o mitologema da serpente e fez-se um levantamento a seu respeito no universo da cultura grega clássica, baseando-se sobretudo em Pseudo Apolodoro, Homero e Hesíodo, mas também na literatura grega clássica e nos mitólogos indicados na bibliografia. Segunda e terceira comoções: a surpresa de encontrar vasta referência apenas naquele recorte e a identificação da qualidade multifacetada do mitologema. Pela experiência, conheceu-se e discutiu-se várias das características da mitologia. Percebeu-se necessário o recorte do objeto de estudo, o que se deu em etapas, até a escolha da face oracular da serpente no mito de Cassandra. Nessa fase, imersos na mitologia grega, emaranhados em conexões e significações, emergiu a sensação de que tudo estava re-ligado, a despeito de todo o recorte feito, e reiterou-se pela experiência os conteúdos estudados. Bem definido, o objeto alargou-se em conexões e profundidade. Derradeira provocação: organizar a experiência e os conceitos dando forma aos trabalhos, a fim de cumprir as exigências da disciplina. O engajamento autêntico resultou em reflexões amplas e profundas, possível correspondente da relação autêntica com a matéria. Destacou-se a cumplicidade da equipe concernente ao conhecimento e sua participação no XVI Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários. Pelas produções e interações realizadas, avalia-se o processo de tutoria profícuo para o desenvolvimento individual e coletivo, acadêmico e pessoal dos estudantes.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Docência no Ensino Superior