RELAÇÕES ENTRE OS SABERES FORMAL E NÃO-FORMAL: A SOCIOLOGIA NO DESPERTAR DAS DISPOSIÇÕES NECESSÁRIAS AO PROTAGONISMO JUVENIL

Autores

  • RomÁrio da Silva Santos
  • Antonia Milena Elmiro Furtado Cid
  • Fernanda de Lemos Rocha
  • Marcos Silva Santos
  • Antonio Cristian Saraiva Paiva

Resumo

Este trabalho nasceu da observação prática de agrupamentos juvenis localizados na cidade de Horizonte/CE, região metropolitana de Fortaleza, fazendo surgir diversos questionamentos sobre a possibilidade da aplicação prática dos conhecimentos escolares no cotidiano dos jovens. Com a pouca ou nenhuma inserção das ciências escolares na vida dos jovens observados, notou-se que a produção de conhecimento próprio em espaços de sociabilidades juvenis é desassociada e até certo ponto, desvalorizada dentro dos muros das escolas como não pertinentes aos temas discutidos em sala. Destaca-se neste ponto a cultura juvenil geek como produtora de um saber não formal e sua desvalorização nos ambientes escolares como hipótese. O objetivo deste trabalho é desvendar como de fato os saberes formais e não formais se relacionam no contexto dos agrupamentos geek, em especial, como a Sociologia pode vir a se tornar uma importante ferramenta quando seus conhecimentos são aplicados na vida prática dos jovens. A “etnografia ubíqua” foi utilizada para a compreensão das características despertadas entre a juventude geek, através de entrevista e da observação participante. O conhecimento escolar, mais especificamente a Sociologia, quando somado ao protagonismo juvenil entre os agrupamentos geek, torna-se fundamentalmente importante no despertar dos ajustamentos necessários a criação de uma rede de parcerias e amizades, adaptação às exigências de outros atores envolvidos e a prática de uma ação coletiva com o objetivo de propagar o conhecimento da cultura geek dentro do município.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Docência no Ensino Superior