SARAU CIENTÍFICO: USO DE EXPRESSÕES DE ARTE COMO FERRAMENTA PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS NO ENSINO DE ENGENHARIA NOS CURSO DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

  • Veronica Teixeira Franco Castelo Branco
  • Amanda Pontes Maia Pires Alcantara
  • Victor Cardoso Oliveira
  • Antonio Victor de Oliveira Ferreira
  • Iago Fillipi Patrocínio Macedo

Resumo

Os alunos, tanto da graduação quanto da pós-graduação, do curso de Engenharia Civil e Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (UFC) devem, como requisito parcial para obtenção do título desejado, apresentar Projetos de Graduação, Dissertações ou Teses no final dos seus percursos de formação. Uma etapa que antecede o desenvolvimento de tais documentos finais é a elaboração dos Planos de Trabalho ou Projetos de Pesquisa contendo a proposta a ser executada, respectivamente na graduação ou na pós-graduação. Nesse presente trabalho algumas expressões de arte foram utilizadas como ferramentas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem tanto na graduação quanto na pós-graduação. Os alunos, além do desenvolvimento do documento escrito (seguindo as normas da ABNT e da própria UFC) e das defesas orais formais, utilizaram diferentes expressões de arte (vídeo, tirinha, fotografia, maquete física e digital, poesia, cordel, etc) com duração de no máximo dois minutos como estratégia de divulgação dos trabalhos com linguagem acessível e sucinta. O desenvolvimento da atividade em forma de Sarau Científico, contando com a participação de professores orientadores e de outras disciplinas, possibilitou a melhoria da capacidade de expressão oral e corporal dos alunos, facilitou a divulgação rápida dos trabalhos na comunidade acadêmica (em diferentes níveis de formação) e apresentou aos alunos e a comunidade diferentes formas de expressão possíveis (além da forma escrita formal) respeitando as competências e habilidades de cada ser humano individualmente.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Docência no Ensino Superior