SIMULAÇÃO DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Aryelli MagalhÃes Maciel
  • Ligia Queiroz Matias

Resumo

O currículo do curso de graduação em Ciências Biológicas, desde sua instituição em 1970, possui disciplinas que permeiam todas as áreas de atuação de um biólogo, desde o ensino de ciências à pesquisa científica e ao gerenciamento ambiental. A diversidade de temas e dificuldade em conciliar o tempo em um curso de caráter integral, podem dificultar a experiência dos alunos com a realidade profissional de um biólogo atuante em gestão ambiental. A disciplina de Flora Brasileira: diversidade, conservação e manejo, surge em 2014 e possui como um dos objetivos, contextualizar profissionalmente os alunos, em temáticas de gestão ambiental, uma vez que um dos trabalhos da disciplina possui caráter de simulação, onde os alunos apresentam projetos de planos de manejo de espécies para “órgãos estatais”. É neste cenário que me insiro neste trabalho; como aluna de pós-graduação em ecologia e recursos naturais e cursando estágio à docência. Participei dinamicamente da disciplina e foi na fase avaliativa que aconteceram as simulações. Na apresentação final dos alunos, eu, a professora titular e o monitor da disciplina, atuamos como funcionários de órgãos estatais, os quais poderiam “aprovar” ou “rejeitar” o projeto apresentado; os alunos assumiam o papel de biólogos e especialistas em gestão ambiental. Durante a avaliação foram questionados sobre a viabilidade e execução de seus projetos, suas respostas eram avaliadas e finalmente contabilizadas em notas. Ao término do estágio, os alunos participaram de um questionário discursivo, lhes foi indagado se com o que foi ensinado na disciplina, conseguiram acumular algum tipo de experiência profissional; todos os alunos afirmaram que sim e dentre as palavras mais citadas nas respostas, destaco “atuação”, “profissão” e “gestão”, evidentes na maioria dos argumentos, evidenciando que um dos objetivos da disciplina foi alcançado, os alunos sentem-se em sua maioria, experientes profissionalmente em gestão ambiental.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Docência no Ensino Superior