SOCIOLOGIA PARA QUEM NÃO VAI SER SOCIÓLOGO

Autores

  • Francisco Willams Ribeiro Lopes
  • Alexandre Jeronimo Correia Lima

Resumo

A Sociologia é uma disciplina científica presente nos cursos de formação superior que visa ampliar a capacidade dos estudantes de articular o que específico dentro de um contexto social mais amplo. Apesar de ser um ramo dos cursos de Ciências Sociais junto com a Antropologia e a Ciência Política, a Sociologia é ofertada em outras graduações como disciplina introdutória, contribuindo para expandir os horizontes intelectuais de estudantes de diversas áreas do conhecimento. Tendo em vista essa oferta, o objetivo desta pesquisa é analisar as práticas de ensino desenvolvidas durante as disciplinas introdutórias de Sociologia ofertadas para outros cursos no âmbito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os procedimentos metodológicos consistem na realização de um levantamento das disciplinas introdutórias de Sociologia nos projetos pedagógicos dos cursos da UFC; na análise de suas ementas e na entrevista com professores que ministram essa disciplina no semestre corrente para ter acesso aos programas, conteúdos e práticas didático-pedagógicas. Os resultados obtidos a partir das primeiras aproximações são que existe uma demanda semestral ao Departamento de Ciências Sociais, principalmente por cursos de modalidade bacharelado e menos pelos de formação inicial de professores, e as práticas de ensino ora reproduzem o próprio campo de conhecimento, ora estabelecem uma interlocução com as outras áreas. Com isso, entende-se que a disciplina Introdução à Sociologia é de suma importância para a UFC, haja vista a constante demanda, e percebe-se ainda de forma parcial que as práticas didático-pedagógicas precisam se aproximar das outras áreas de conhecimento visando torná-la mais interessante e aplicável ao universo social dos alunos e das alunas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Docência no Ensino Superior