VIVÊNCIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM EM EXPRESSÃO GRÁFICA NAS ENGENHARIAS DA UFC
Resumo
Vivemos numa sociedade onde as Tecnologias e seus artefatos estão arraigadas cada vez mais no nosso cotidiano de diversas formas, seja nas relações pessoais, na indústria, no comércio, serviços, como também no processo de ensino aprendizagem. Nos últimos anos, educadores e pesquisadores têm voltado suas atenções ao uso e manejo dessas tecnologias com objetivo de aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem em seus variados níveis. (COSCARELLI, ORG.2010) Este trabalho, relata experiências em expressão gráfica nas Engenharias no CT da UFC e busca fazer reflexão e discussão sobre a relação de educadores, estudantes, tecnologias e aprendizagens no contexto da escola, em uma dimensão complexa. Primeiramente, criou-se um espaço na disciplina de Desenho para Engenharia, onde os discentes tenham a liberdade e possam se expressar oral e graficamente com uso de artefatos tecnológicos, linguagem computacional e gráficos (Blender, Autocad, Sketchup, partindo dos ambientes virtuais, trazendo para o ambiente físico suas expressões mais variadas através de exposição de seus trabalhos de Desenho 3D para Engenharia, simulando fenômenos relacionados ao conteúdo do primeiro ano de Engenharia da UFC. O objetivo principal é o desenvolvimento de competências e a ambientação dos alunos, na maioria, ingressantes nos cursos de Engenharias através do uso de Ferramentas e Mídias Digitais para o estudo de Fenômenos Físicos e suas aplicações. Metodologia utilizada foi pesquisa ação onde os próprios alunos produziam os trabalhos e posteriormente seriam avaliados pelos colegas, através de um questionário e com a Exposição de trabalhos desenvolvidos na disciplina. Os recordes dos resultados mostram a motivação dos discentes no processo de desenvolvimento e na Elaboração de materiais gráficos dos modelos expostos em vídeos, gráficos, apresentados no final do semestre.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Docência no Ensino Superior
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