FISIOLOGIA DA VOZ COMO RECURSO PARA AUXILIAR A PROPRIOCEPÇÃO DE CORALISTAS AMADORES

Autores

  • Francisca Amanda Bezerra Felix
  • Gerardo Silveira Viana Junior

Resumo

Este trabalho relata uma experiência vivenciada no Coral da Psicologia e no Coral do Centro de Humanidades, ambos ligados ao projeto Casa da Voz, vinculado à Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará, abrangendo cantores com idades entre 19 a 34 anos. Os dois grupos são formados por coralistas amadores, alguns com nenhuma experiência anterior na área do canto. O processo de aprendizagem do canto é geralmente subjetivo e o professor de técnica vocal se utiliza muito de metáforas para auxiliar o cantor a entender conscientemente sensações que fazem parte do processo do cantar que na verdade são fisiológicos. Assim, o objetivo deste trabalho é auxiliar os coralistas a obter maior apropriação da voz através do estudo introdutório de fisiologia da voz. Por meio desse trabalho e de uma pesquisa bibliográfica, aonde os cantores estão auxiliando ativamente nos resultados, estamos trabalhando para conhecer formas de utilizar a fisiologia da voz como ferramenta de propriocepção. No início dos ensaios, após o aquecimento corporal eram repassados conceitos breves de fisiologia, utilizando a ordem do funcionamento do aparelho fonador como norte introdutório utilizando autores como Lehmann (1984) e Miller (1986). Ou seja, partiu-se do conhecimento do funcionamento de órgãos e músculos que influem na produção e manutenção de ar, para em seguida compreender o funcionamento da laringe e dos ressonadores, permitindo aos cantores conhecer a função dos vocalizes usados nos ensaios. Para não atrapalhar a preparação do repertório do coro, esses momentos ocorriam uma vez por semana e utilizávamos durante pelo menos um exercício específico para trabalhar o conceito estudado, enquanto os outros vocalizes eram dedicados para preparar os coralistas para lidar com características vocais dos arranjos que seriam cantados em seguida. Pretendemos através desse trabalho conseguir uma melhora significativa no processo de conhecimento das sensações corpóreo vocais dos cantores.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Cultura Artística