REALIZAÇÃO SONORA E APRENDIZAGEM MUSICAL COMPARTILHADA NO GRUPO 4 ERRANTES

Autores

  • Jose Marcelo Lima Lopes
  • Mara Roxanne de Souza Santos
  • André Alves Couto
  • Elvis de Azevedo Matos

Resumo

O presente trabalho apresenta o grupo de estudos e realização sonora "4 Errantes”, que surgiu no cenário musical da UFC em Maio de 2019. Com o intuito de refletir sobre os processos de formação pelos quais passa o licenciando em Musica, principalmente no que concerne às possibilidades advindas dos pressupostos da Aprendizagem Musical Compartilhada (Matos e Viana Jr. 2013), o grupo busca, sem se ater única e exclusivamente ao produto artístico final, desenvolver estratégias de realização musical nas quais a troca de saberes e experiências sejam uma constante entre os integrantes. Desde sua implantação o grupo é formado pelos estudantes: André Alves Couto, que no ano letivo de 2019 viveu o processo musical tocando flauta tenor e bandolim; Mara Roxanne de Souza Santos, que experimentou sua expressão sonora nas flautas soprano e tenor; e José Marcelo Lima Lopes, que estudou flauta contralto e violão. Além dos estudantes, participou do grupo o professor Dr. Elvis de Azevedo Matos, ao violão, percussão e flauta contralto, que, assim como os demais integrantes, vincula-se ao Curso de Licenciatura em Música da UFC. O repertório do grupo foi construído durante o processo de conhecimento e aproximação de cada participante com o instrumento, e reúne músicas compostas e/ou arranjadas pelos próprios integrantes, utilizando-se, algumas vezes, do registro gráfico do som – a partitura – porém, nunca prendendo-se a ele, pois esse sistema de grafia musical é somente um esboço de uma ideia inicial, e não retrata, por ele mesmo, o que a música realmente deve ser. Levando-se em consideração esse aspecto, o grupo tem como base a livre improvisação, entendendo que esse é um meio que gera muitas possibilidades para a expressão da musicalidade interior e da criatividade de cada um. Para sua apresentação nos Encontros Universitários o grupo necessita de uma sala fechada, de médio porte, na qual possa se apresentar sem amplificação eletrônica por um tempo de 20 minutos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Cultura Artística