A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Vivienne Mustafa Bessa Chaves
  • Rosimeire Costa de Andrade Cruz

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir as experiências vivenciadas pelas estudantes do curso de Pedagogia, na Universidade Federal do Ceará, durante o componente curricular Estágio em Educação Infantil. O lócus do estágio foi uma instituição de Educação Infantil da rede pública municipal de Fortaleza, no período de 2019.2, de modo que exercemos atividades de mediação, observação e participação. O componente curricular objetivou correlacionar os conceitos explorados durante o curso na área da Educação Infantil, apontando para uma educação participativa, que visa atender as necessidades das crianças, de forma que elas possam se desenvolver integralmente evidenciando a indissociabilidade entre teoria e prática. Dessa forma, a consolidação de conhecimentos, criação de vínculo com a comunidade escolar, receio de possíveis julgamentos e a falta de uma boa estrutura física na instituição se tornaram dificuldades a serem superadas. Como metodologia, adotamos a pesquisa qualitativa, com foco nas análises das experiências das estagiárias. Com base nos aportes teóricos utilizados, como Silva (2011), Gomes (2009) e Freire (1987), os resultados desse trabalho apontam para a importância do estágio na formação docente tendo em vista a imersão na realidade escolar, constante reflexão sobre a relação teórico prática da educação além de promover um diálogo entre a instituição escolar e a Universidade bem como a troca de saberes entre professoras e estagiárias.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

III Encontro de Estágios