A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA INSPIRADA NA ABORDAGEM PIKLER

Autores

  • Nagila Ruth Lopes e Sousa
  • Cristina Facanha Soares

Resumo

Este trabalho tem como finalidade relatar minha experiência em uma escola particular de educação infantil de Fortaleza, bem como suscitar reflexão acerca da importância da relação teoria-prática, sobretudo na formação docente. O relato justifica-se na dicotomia existente entre a teoria e a prática, principalmente na etapa da graduação, haja vista a importância de se ter estes alinhados, principalmente em uma escola que busca uma quebra de paradigmas com a pedagogia transmissiva. O trabalho que realizo na escola com uma turma de Infantil I, se assegura no aporte teórico da Abordagem Pikler (SOARES,2017;FALK, 2004;2008, KÁLLÓ, 2017). Emmi Pikler (1902-1984), foi uma médica austríaca que elaborou uma pedagogia específica para a faixa etária de 0 a 3 demonstrando por meio da observação e registros minuciosos que era possível criar dentro de uma instituição infantil um desenvolvimento psicofísico harmonioso de bebês e crianças bem pequenas. Esta Abordagem se apoia em princípios que acreditam na potência dos bebês, que primam pelo vínculo afetivo adulto-bebê e ainda na importância dos cuidados e do brincar livre para o desenvolvimento dessa faixa etária. Como metodologia para alcançar essa reflexão foram realizados encontros quinzenais visando a formação das professoras e estagiárias acerca da construção de um novo olhar para a infância, buscando diminuir a distância entre teoria e prática. Concluo que a experiência prática na formação docente foi de extrema importância para a construção da minha práxis, pois através da experiência pude alinhar essas duas dimensões, possibilitando assim uma visão mais ampla e sensível acerca da infância.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

III Encontro de Estágios