ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA GESTÃO DO TRABALHO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: A EXPERIÊNCIA DA I SEMANA DO SERVIDOR SASC

Autores

  • Andersson de Castro Lima
  • Lidiany Alexandre Azevedo
  • Zulmira Aurea Cruz Bonfim

Resumo

O presente trabalho versa sobre a I Semana do Servidor SASC, evento promovido pela Gestão do Trabalho do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de Maracanaú, subdivisão da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC). O evento surge como forma de sanar as demandas dos trabalhadores da SASC com relação a sua saúde e a sua qualidade de vida no trabalho. Diagnósticos anteriores (realizados entre 2017 e 2018) demonstraram que a relação do trabalhador com seu lugar de trabalho encontrava-se fragilizada e que a necessidade de ações de cuidado tornava-se cada vez mais premente. Essas ações tornaram-se mais necessárias no atual contexto de desmonte das políticas sociais, as quais contam com cada vez menos recursos, o que reverbera na atuação profissional de seus trabalhadores. Neste cenário, a Política de Assistência Social (PAS) em Maracanaú possui grande parte de seus quadros compostos por profissionais com vínculos frágeis (contratados temporariamente ou ocupando cargos comissionados), assim como as progressões e promoções encontram-se congeladas e os salários não possuem aumento real há anos. Com vistas no exposto e em alusão ao dia do servidor público (28/10), gestou-se a I Semana do Servidor SASC, cujo tema foi “Cuidar é mais que um ato: é uma atitude”. A frase de autoria de Leonardo Boff conduz ao pensamento de que o cuidado com o trabalhador precisa ser contínuo, ainda que as condições não sejam favoráveis. Como forma de driblar o contexto de escassez de recursos, foi realizada uma semana de atividades de cuidado (massoterapia, fisioterapia, maquiagem e cuidados com a pele) e de lazer (crochê, fotografia) que contaram com atores voluntários em sua realização. O evento, que contou com 18 atividades e teve um total de 167 atendimentos, culminou com uma homenagem aos servidores que por mais tempo colaboraram com a PAS em Maracanaú. A partir da satisfação manifestada pelos servidores e pelo custo mínimo da ação, conclui-se a eficácia da atividade proposta.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

III Encontro de Estágios