AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA INTERLIGADA AO ESTÁGIO, À RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E ÀS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS

Autores

  • Hugo Vieira Silvano
  • Rafael Alexandre Brasil Luciana Venâncio Luiz Sanches Neto
  • Luiz Sanches Neto

Resumo

Neste estudo, propomos uma revisão bibliográfica sobre a avaliação da aprendizagem a partir de experiências formativas no estágio supervisionado da licenciatura em educação física e no programa de residência pedagógica (RP). O objetivo é relacionar indícios da revisão com as experiências vivenciadas e observadas no estágio em uma escola de educação infantil, em duas escolas - de ensino fundamental e médio - na RP, além das vivências (do primeiro autor) como licenciando. Interpretamos as associações entre os aportes teórico-metodológicos nas práticas educativas de professores(as) de educação física. Consideramos a possibilidade de colaborar com os(as) professores(as) para reflexões sobre as práticas avaliativas no contexto da licenciatura em educação física, especificamente na âmbito da avaliação da aprendizagem. Segundo Hadji (2001), o(a) professor(a), assim como o(a) aluno(a), deve poder corrigir a sua ação, modificando, se necessário, seus dispositivos pedagógicos. A metodologia qualitativa abrange a análise (auto)crítica e intersubjetiva na reflexão sobre registros assistemáticos das práticas observadas. Observamos que há certa aproximação entre a revisão e as práticas avaliativas dos(as) professores(as) na educação básica, em uma perspectiva tradicional e quantitativa da avaliação, pautada por exames. Diferente das vivências observadas no contexto da licenciatura, em que observamos professores(as) que buscam outras metodologias para avaliação, que não se coadunam aos aspectos tradicionais. Contudo, concluímos que, embora a avaliação seja uma temática crucial em todos os níveis da educação básica e do ensino superior, sendo um aspecto essencial do trabalho pedagógico de cada docente e da aprendizagem de cada aluno(a), ainda há distanciamento entre avanços identificados na revisão - como a avaliação em um perspectiva que atenda as demandas atuais - e o que observamos nas práticas educativas, indicando que os conceitos sobre esse tema precisam ser situados.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

III Encontro de Estágios