DESAFIOS DA DOCÊNCIA COM BEBÊS: O PLANEJAMENTO

Autores

  • Dargylla Gomes Ribeiro
  • Rosimeire Costa de Andrade Cruz

Resumo

O Estágio obrigatório em Educação Infantil nos proporciona formação que não pode ser auferida apenas através das horas em que passamos em sala de aula na faculdade e da leitura de aportes teóricos acerca dessa etapa da educação básica. Os momentos vividos em sala com as crianças e as reflexões a partir dos conhecimentos que construímos na universidade é que nos tornam aptos aos desafios que virão. Nosso estágio aconteceu no semestre de 2019.2, em um Centro de Educação Infantil no bairro Demócrito Rocha, em Fortaleza, em uma turma de Infantil I, constituída por crianças de um a dois nos de idade, e foi dividido nas etapas de observação, participação e intervenção. Na intervenção, planejamos e realizamos atividades com os bebês. Foi exatamente durante esta etapa que encontramos o maior desafio para a docência nessa área: o planejamento e a execução de atividades significativas para crianças nessa faixa etária. Percebemos que manter uma rotina estável de atividades e brincadeiras que sejam capazes de promover desenvolvimento e satisfação para as crianças é uma tarefa que exige bastante preparo e planejamento. Sabendo disso, focamos em atividades nas quais as crianças tivessem maior liberdade de tocar, manipular, explorar, experimentar e brincar. E o envolvimento delas foi notório e muito satisfatório. Desse modo, aprendemos que o trabalho docente, principalmente, na Educação Infantil, não diz respeito somente ao ensino de conteúdo, mas à promoção do desenvolvimento integral do indivíduo, ao bem-estar e à participação das crianças em atividades significativas para elas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

III Encontro de Estágios