DÊ ASAS À IMAGINAÇÃO E AOS DIREITOS TAMBÉM: EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS COMO ELEMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NO ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Assiria Vasconcelos Leitao
  • Rosimeire Costa de Andrade Cruz

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências literárias proporcionadas por alunas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Estágio em Educação Infantil, além de refletir como estas experiências literárias podem proporcionar os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil, dispostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os lócus das ações desenvolvidas foram a Unidade Universitária Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC) e a Faculdade de Educação (FACED). O estágio ocorreu no segundo semestre de 2019. Durante este período, após os encontros iniciais na FACED, as atividades eram intercaladas entre orientações na universidade e atividades prática na instituição com um grupo de infantil III. As atividades desenvolvidas na instituição de Educação Infantil foram divididas em três etapas, sendo elas: observação, participação e intervenção. A contação e/ou leitura, a escolha das histórias, a mediação feita e a organização do ambiente tinham intencionalidades pedagógicas específicas e visavam, sobretudo, proporcionar, ao grupo de crianças, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil através de experiências literárias. Os desafios enfrentados foram minimizados ao nos depararmos com um grupo que tinha incorporado em sua rotina momentos diários e locais específicos para leitura ou contação, também pela colaboração das professoras responsáveis. A experiência do estágio na educação infantil contribuiu para apurar o olhar sensível aos interesses, necessidades e aos direitos das crianças, além de possibilitar a percepção da riqueza do universo literário e como este pode provocar encantamento, emoção e ampliação do repertório cultural das crianças. Concluímos que a experiência foi muito importante para conciliar teoria e prática, de forma que compreendemos e reafirmamos a importância da obrigatoriedade deste componente no curso de pedagogia.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

III Encontro de Estágios