ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO LIBRAS COMO L1 - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Lucas do Nascimento Gomes
  • Debora de Vasconcelos Souza Conrado

Resumo

O estágio supervisionado trata-se de uma concepção de formação de professor reflexivo, investigador e pesquisador capaz de produzir conhecimento a partir de sua prática educativa, superando, dessa forma, as ações tradicionais e/ou conservadoras que impedem o desenvolvimento de uma prática significativa, possui um valor crucial na vida pessoal e profissional do estudante é ele quem permite um primeiro contato com a realidade profissional onde o indivíduo será inserido, possibilitando a aplicação da teoria na prática. É uma vivência importante para que o indivíduo reflita sobre sua escolha profissional. O estágio L1. 1 foi realizado no ICES, que fica localizado na Rua Rui Barbosa, na cidade de Fortaleza no ano de 2019. O ICES oferece ao público o ensino regular das disciplinas do currículo ouvinte com o acréscimo da disciplina de Libras, as turmas são de fundamental II até o ensino Médio, e no período da noite funcionam turmas do EJA (Educação de Jovens e Adultos). O foco principal no estágio foi o currículo, Ensino Fundamental II e Médio, Alunos Surdos e a Didática do Professor. A relação entre teoria e prática precisa fazer parte do direcionamento dado em todo o processo de formação docente e para atuar na Educação de Surdos requer uma formação contínua e uma reflexão constante sobre nossas práticas, procurando sempre inovar, está aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, e estar sempre atualizado, estudar e pesquisar variados assuntos. Ter segurança na Libras. Ser crítico e se reavaliar e se atualizar. Ter boas estratégias de ensino. Entender os diferentes níveis dos alunos. O estágio trouxe possibilidades que vão além do ensino da língua.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

III Encontro de Estágios