O ESTAGIO SUPERVISIONADO LIBRAS COMO L1: OBSERVAÇÃO NO CURSO DE LIBRAS PARA PESSOAS DA UFC

Autores

  • Francisco Edson Martins Junior
  • Katia Lucy Pinheiro

Resumo

Sou aluno surdo do curso licenciatura em Letras/LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) da Universidade Federal do Ceará (UFC) ingressei no semestre 2016.2 cursando a disciplina de Estágio supervisionado Libras como L1-1(Primeira Língua para surdos) fazendo a observação na UFC. Objetivo é apresentar a experiência de aluno surdo como estagiário fazendo observação no Curso de Libras para Pessoas Surdas acerca da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como L1 do projeto de extensão, desenvolvida junto a 30 (trinta) alunos surdos e ouvintes. Dentre meus procedimentos, observação na sala de aula de aula pelo ensino de Libras como L1 para pessoas Surdas da Comunidade Surda do Ceará foi realizado por meio de um curso de 20 horas aula, mês de outubro de 2019. De acordo com Vieira (2009), essa abordagem dá mais importância ao significado e à função da língua do que a sua forma. O ensino dá ênfase à interação dos aprendizes em pares ou em grupos, levando-os a se comunicarem na língua alvo de forma contextualizada e o mais próximo possível da realidade. A disciplina é voltada para estudantes surdas em qualquer área social e outras que julguem necessário um aprofundamento maior em LIBRAS para alcançar um bom rendimento nas atividades de interação/conhecimento com os sujeitos surdos. As dificuldades mais significativas sentidas ao longo da prática de estagiário observador deveram-se ao fato de que, em sua maioria, os alunos apresentam muitas dificuldades em participaram integralmente dos encontros internos, devido ter poucos alunos. A experiência do exercício de estágio foi de grande importância, na medida em que tive a oportunidade de aprofundar meus conhecimentos acerca do tema do curso. Concluo afirmando que, é de fundamental importância à contribuição da academia com a divulgação dessa língua na sociedade e no meio em que há formação de futuros profissionais.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

III Encontro de Estágios