OBSERVAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO LIBRAS COMO L1, ESTRATÉGIA DE ENSINO DE LIBRAS PARA UM ALUNO SURDO DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II NO INSTITUTO CEARENSE DE EDUCAÇÃO DE SURDOS

Autores

  • Amanda Barreto de Moura
  • Katia Lucy Pinheiro

Resumo

Sou aluna surda do curso licenciatura em Letras/LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) da Universidade Federal do Ceará (UFC) ingressei no semestre 2016.2 cursando a disciplina de Estágio supervisionado Libras como L1-1 (Primeira Língua para surdos) fiz a observação no Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES). Objetivo é a Observar a sala de aula de ensino de Libras para alunos de 6º série do Ensino Fundamental II durante meu estagio supervisionado de Libras como L1. Dentre os meus procedimentos na realização do estágio, estava observar a sala de aula e anotar o que considerei importante para depois fazer rum relatório. Fui ao ICES por cinco semanas no mês de setembro de 2019, assistir às aulas com professor de Libras surdo, na turma somente um único aluno surdo era frequente, os outros alunos matriculados sempre faltavam à aula. Fiz um diário de observação das aulas: no primeiro dia, o aluno surdo respondeu atividade sobre Configurações das Mãos; no segundo dia, o estudante foi buscar na biblioteca um dicionário Português-Libras, e procurou palavras relacionadas com as Configurações das Mãos para acompanhar o professor; no terceiro dia foram para laboratório de informática para assistir ao filme “Helen Keller (Surdo-Cega)”, após a exibição o aluno apresentou um resumo da história do filme em Libras. Percebe-se que somente um aluno surdo participou das aulas e ficou sempre sozinho com professor durantes as cinco semanas. Seria importante mais alunos para interação uns com os outros e melhor relação da Libras com os conteúdos, digo isso por ser a Libras a língua alvo do aprendizado desses alunos. É importante estimular a participação dos alunos surdos nas aulas para interação, evita prejuízo ao aluno. Participar do Estágio de Observação, é fundamental na formação do professor, pois propicia uma experiência valiosa na formação profissional do aspirante à docência.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

III Encontro de Estágios