OBSERVAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO LIBRAS COMO L1-1: APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO COM PROFESSOR SURDO NA SALA DA ESCOLA BILÍNGUE

Autores

  • Cleyton Costa dos Santos
  • Katia Lucy Pinheiro

Resumo

Sou aluno surdo do curso de Letras/LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) da Universidade Federal do Ceará (UFC) ingressei no semestre 2016.2 cursando a disciplina de Estágio supervisionado Libras como L1-1(Primeira Língua para surdos) fazendo a observação no Instituto Cearense de Educação de Surdos. O objetivo dessa observar a sala de aula de ensino de Libras para alunos de 8º série do Ensino Fundamental II. Dentre os procedimentos da realização do trabalho, estava principalmente participante como observação durante o mês de setembro de 2019 e escrevi um diário sobre os alunos; sua aprendizagem da Libras e a estratégia pedagógica utilizada pelo professor. No primeiro dia da aula, o professor levou os alunos surdos para o Laboratório de Informática para estudar sobre “Direitos Humanos” e eles foram pesquisar nos computadores interagindo entre si e realizando suas anotações. No segundo dia, professor fez uma revisão para prova de Libras, falou sobre passeata dia dos surdos e contou a história da criação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e os surdos contam a história do Dia Nacional dos Surdos. Na última aula, os alunos assistiram ao filme “Seu nome é Jonas” e contextualizaram a história do filme com suas experiências de vida. Percebeu-se que os alunos surdos assimilam mais os conteúdos e as intervenções do professor quando são expostos na LIBRAS. Isso ocorre justamente por ser a LIBRAS a língua alvo do aprendizado desses alunos e porque evita atraso no desenvolvimento da linguagem. Na minha visão os alunos alguns não conseguem aprender conteúdos adequados para 8° serie e conteúdos atualizados, com essa estratégia de aprendizagem. O estágio é fundamental na formação do docente, por esta razão que os alunos de Letras Libras querem melhorar o ensino e aprendizagem de Libras para surdos com novas propostas atualizadas para o desenvolvimento de conhecimentos e também apresentar metodologias para ajudar os professores de Libras com formação continuada.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

III Encontro de Estágios