PROJETO GOTINHAS DO FUTURO: A ÁGUA COMO TEMA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS DO QUARTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Beatriz Carvalho Lima Silva
  • Thaís Rodrigues Almeida
  • Ronaldo Stefanutti

Resumo

A água é um recurso natural finito e fundamental para a sobrevivência dos organismos do planeta. Diante do grande crescimento populacional a disponibilidade de água própria para o consumo tornou-se uma preocupação mundial devido à mínima parcela de água potável acessível e à sua distribuição desigual pelo globo terrestre. Além disso, o desperdício e a poluição são responsáveis por comprometerem a qualidade da água disponível. Desse modo, a educação ambiental desponta como uma das principais ferramentas de atuação na conscientização e de disseminação de práticas sustentáveis. À vista disso, este trabalho tem por objetivo relatar a experiência do projeto piloto de educação ambiental “Gotinhas do Futuro”, desenvolvido pela Coordenadoria de Meio Ambiente da prefeitura municipal de Aquiraz-CE. O projeto proporcionou a realização de atividades voltadas para o tema da água com alunos do quarto ano do ensino fundamental da EMEF Plácido Castelo, situada na localidade da Tapera. As atividades tiveram enfoque no tratamento de água e efluentes, buscando promover a conscientização dos alunos sobre a importância desses processos para a manutenção da saúde pública e preservação do meio ambiente, e possibilitaram a discussão sobre a relevância da água para a sociedade, fomentando o consumo consciente. Durante os encontros foram desenvolvidas atividades com aulas expositivas, implemento de dinâmicas e brincadeiras lúdicas, uso de material audiovisual e apresentação de maquetes. Com a realização das atividades os alunos puderam rememorar assuntos vistos anteriormente em sala de aula e aprender sobre os processos físicos de separação de misturas e os processos químicos presentes nas etapas de tratamento de água e efluentes. A realização do projeto de educação ambiental foi uma experiência enriquecedora que possibilitou que os alunos adquirissem novos conhecimentos e contribuiu com o despertar da consciência ambiental ao mostrar o homem como agente de transformações na natureza.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

III Encontro de Estágios