REDE SURDO-CE E LIBRAS-UFCV: UM ESTÁGIO BILÍNGUE NO ELO E NA BUSCA DE SINAIS-TERMO

Autores

  • Maria Viviane da Silva Rodrigues
  • Margarida Maria Pimentel de Souza

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar as experiências como estagiária no Projeto "Oferta dos Cursos de Graduação da UAB/UFC", fruto da parceria DellesUFC Virtual-CIEE. A obrigatoriedade da oferta da disciplina Libras nas licenciaturas faz com que, nesse viés, o projeto promova e priorize uma atuação bilíngue do estagiário. Para a realização dos encontros presenciais da disciplina Libras, contamos com o apoio financeiro da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), no qual se conta com um processo burocrático para o registro e solicitação do auxílio aos tutores, que em parte são profissionais surdos, nativos da Libras. Assim, é na possibilidade de garantir esse apoio e a acessibilidade a esses tutores, que surge a relevância de uma pessoa que saiba se comunicar em Libras e com boa fluência no português brasileiro e no "português-L2", característico dessa demanda. Esse viés do estágio prevê ainda a atuação do estagiário no projeto “Rede Surdos-CE: Sinalário Escolar e Acadêmico”. Este, consiste em um site que visa apoiar a comunidade surda, coletando e divulgando sinais-termo em vídeos, Signwriting, definições e imagens da terminologia de áreas curriculares. Em adição, o estagiário bilíngue atua nos cursos de formação, tais como “Formação de Tutores Bilíngues” e “Curso Básico de Terminologia”, ramificações que contribuíram tanto na formação do estágio quanto na amplitude do vocabulário. Dessa forma, a função do estagiário se configura, principalmente, como um elo, no âmbito administrativo, entre os tutores surdos e os falantes de português no âmbito do IUFCV e FCPC. O estágio é um diferencial na formação do Aprendiz de Letras Libras, pois através dele é possível perceber as lacunas terminológicas existentes nas áreas curriculares e por possibilitar o trabalho de escrita de sinais no site do Projeto Rede Surdos-CE (Sinalário), além de contribuir na área de Educação de Surdos. Enfim, essa experiência nos foca o olhar para o campo do léxico e da terminologia da Libras.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

III Encontro de Estágios