VIVÊNCIAS NOS ESTÁGIOS: REFLEXÕES ACERCA DOS MÉTODOS DE ENSINO NAS INSTITUIÇÕES

Autores

  • Gabriel Vieira Magalhaes
  • Isadora de Alencar Bezerra Márcia Vanessa Silva Luiz Sanches Neto Luciana Venâncio
  • Luciana Venancio

Resumo

Introdução: O estágio é um campo no qual os alunos podem vivenciar e experimentar o seu futuro local de oficio, no Estágio Supervisionado na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I (1o ao 5o ano), além de observar as turmas dos Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó e Unidade Universitária Núcleo de Desenvolvimento da Criança-UFC, foram propostas intervenções, com isso, pôde se notar diferenças na forma como as aulas são executadas. Objetivo: Observar e comparar os diferentes métodos de ensino em uma instituição tradicional e uma instituição com base construtivista. Metodologia: Com observações e diálogos entre estagiários e professores, foi possível relacionar o cotidiano nas instituições ao que havia sido visto nas disciplinas durante o curso com bases nos conceitos e abordagens defendidos por alguns autores, como João Batista Freire, e também no contexto histórico da educação no Brasil e o que ainda tem influência, como é o caso dos colégios militares. Conclusão: A partir desta experiência, foi possível presenciar duas diferentes realidades, uma na qual as crianças têm maior liberdade para exploração, estimulação e desenvolvimento das habilidades psicomotoras, sociais e ressignificação de saberes. E outra na qual os alunos seguem um regime mais rigoroso e relacionado ao esportivismo e aptidão física, buscando preparar seus discentes para uma possível carreira militar. Assim, ficam nítidas as metodologias e formas de ensinos que se dão a partir do elementos educacionais de cada instituição e os resultados que geram na comunidade discente.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

III Encontro de Estágios