ACESSO DE CIDADÃOS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA À UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Joelma Soares da Silva
  • Francisco Edson Rodrigues da Silva

Resumo

ACESSO DE CIDADÃOS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA À UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ As pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida têm o direito de viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social (BRASIL, 2015). Em função disso, as universidades públicas devem ser vanguarda no fomento da acessibilidade nas dimensões urbanística, arquitetônica, comunicacional, atitudinal e tecnológica. Assim, este estudo se debruça sobre a acessibilidade arquitetônica e tem como objetivo analisar os meios de acessibilidade arquitetônica ofertados pela UFC aos cidadãos com deficiência ou com mobilidade reduzida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, cuja geração de dados se deu por observação indireta não participante e por entrevistas semiestruturadas. Observamos as edificações dos três blocos didáticos que compõe a unidade acadêmica Faculdade de Economia Atuaria, Administração e contabilidade (FEAAC) orientados pela NBR 9050 da ABNT que define as normas de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Tais observações ocorreram em um recorte temporal de cinco anos. A primeira observação foi realizada em 2013 e refeita em 2018, quando também realizamos entrevistas com gestores da ouvidoria, da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui e o com o gestor de acessibilidade da FEAAC. Utilizamos um roteiro de observações, registros por fotos e roteiros de entrevistas direcionados a cada gestor. Analisamos as fotos por meio de análise de imagens (ROSE, 2002) e as entrevistas através de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Inferimos que a FEAAC passou por diversas modificações arquitetônicas que favoreceram a acessibilidade, porém ainda enfrenta de dificuldades que remetem, principalmente à questão orçamentária, como a manutenção de equipamentos e a implementação de outros.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

I Encontro de Produção de Pesquisa Científica de Servidores Docentes e Tec.-Adm.