DE UM LADO SÓ: O JORNALISMO PRATICADO POR MEIOS ALTERNATIVOS EM CONTEÚDOS AUDIOVISUAIS

Autores

  • Kamila Bossato Fernandes

Resumo

Cada vez mais grupos de mídia alternativa que atuam no ambiente digital se apresentam como produtores de informação alternativos ao mainstream, com uma atuação que busca, entre outras coisas, dar visibilidade a grupos e sujeitos socialmente subjugados, para gerar transformações sociais. Contudo, em que medida essa prática comunicacional reafirma, modifica ou até transgride os valores que orientam o jornalismo tradicional? Para respondê-la, proponho nesta apresentação discutir as estratégias discursivas aplicadas na construção de vídeos do jornalismo alternativo, tendo como parâmetros os cânones éticos e estéticos difundidos pelo jornalismo tradicional. A discussão terá como base conteúdos de 45 vídeos produzidos por 25 grupos de mídia alternativa do Brasil, de Portugal e da Espanha, analisados a partir de conceitos da análise crítica do discurso, bem como da multimodalidade. A discussão é relevante tanto por colocar em pauta práticas comunicacionais alternativas de países não-anglófonos, ainda sub-investigadas, como também por abordar mudanças na própria prática jornalística, sobretudo em tempos de midiatização profunda como a vivida na contemporaneidade, em que o jornalismo disputa o espaço do ecossistema mediático com novos atores e vive uma crise sem precedentes. Entre os pontos a serem destacados, identificamos que os conteúdos dos meios alternativos analisados dão protagonismo a ativistas e pessoas comuns, omitem o chamado “outro lado” e utilizam poucos dados para embasar as informações. Ainda assim, tais produções buscam aplicar uma narrativa que preserva uma certa objetividade performática, ao destacar as imagens como prova maior da verdade do relato, o que demonstra potencialidades, mas também fragilidades dessa prática comunicacional para expandir seu alcance e gerar transformações sociais efetivas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

I Encontro de Produção de Pesquisa Científica de Servidores Docentes e Tec.-Adm.