IMPORTÂNCIA E DESAFIOS DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL: UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE OCEANOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Francisco Jailton Nogueira Silva Filho

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar as concepções dos alunos do curso de Oceanografia, da Universidade Federal do Ceará, sobre a atividade experimental e o seu uso como recurso didático no ensino de mudanças ambientais. As aulas englobaram as disciplinas de Oceanografia Química II e Oceanografia Geológica II, sendo compostas de saída de campo para o estuário do Rio Pacoti e práticas laboratoriais. Os alunos responderam a um questionário semi-estruturado, com justificativas opcionais, que buscou avaliar as percepções e grau de participação em diversas etapas do trabalho experimental, a fim de se obter um panorama auto-avaliativo das disciplinas ministradas em seu aspecto pedagógico. O trabalho experimental comprovou-se uma forte ferramenta de cunho educacional para a aprendizagem e amadurecimento dos alunos em formação. As dificuldades apontadas estavam principalmente relacionadas aos aspectos físicos e logísticos da Instituição. Ampliação de conhecimentos, multidisciplinaridade e desenvolvimento pessoal foram apontados como melhorados pela realização da aula prática. Pôde-se observar que mesmo com as diversas dificuldades que foram apresentadas no decorrer do procedimento experimental, o proveito de tal atividade científica para a formação profissional e humana dos alunos do curso de Oceanografia foi positiva e engrandecedora. Os empecilhos para tal atividade são decorrentes de um sistema educacional que necessita de incentivos, porém as iniciativas e esforços conjuntos entre docentes, discentes e instituições, podem fazer do trabalho experimental uma verdadeira arma para a construção de uma sociedade mais evoluída quanto ao conhecimento científico e humano. Esforços estes que valem a pena para uma Universidade mais séria, responsável e transformadora.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

I Encontro de Produção de Pesquisa Científica de Servidores Docentes e Tec.-Adm.