MAPEAMENTO DE PROCESSO DA DIVISÃO DE PORTAIS UNIVERSITÁRIOS (DPU) DA SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (STI) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)

Autores

  • Sidney Freitas de Paiva

Resumo

A evolução exponencial das tecnologias e ferramentas de negócios tem exigido que instituições públicas e privadas estejam, a cada dia, alinhadas com o que há de mais moderno na área da gestão. Mapear processos é uma das ferramentas da gestão que teve grande amadurecimento nos últimos anos e que vem se consolidando como algo desejado e utilizado pelas instituições. Através dela, consegue-se obter de forma clara, o fluxo de informações das tarefas e suas responsabilidades, detecta-se gargalos para corrigi-los, e ainda, pode-se gerar de forma fácil e simplificada, documentação. O Business Process Model and Notation - BPMN (Modelagem e Notação de Processos de Negócio) é uma notação dos vários tipos de metodologia de gerenciamento de processos, que utiliza ícones para o desenho de processos e que facilita o entendimento. Este trabalho tem o objetivo de mapear os processos das atividades de uma divisão de portais universitários de uma universidade pública. Serão apresentados os conceitos envolvidos no mapeamento de processos através do referencial bibliográfico e, ao final, a comprovação do ganho de eficiência (entre outros benefícios) após a aplicação da metodologia BPMN. A partir de 2017, com forte influência dos trabalhos executados pela Assessoria de Governança de TI (que foi institucionalizada em 2013 na STI) e da Secretaria de Governança (que foi criada em 2017), ambas da mesma instituição, a DPU iniciou um projeto de reestruturação e organização de seus processos internos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

I Encontro de Produção de Pesquisa Científica de Servidores Docentes e Tec.-Adm.