NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS – CAMPUS FORTALEZA: PROCESSO DE REATIVAÇÃO E AÇÕES AFIRMATIVAS

Autores

  • Tavila da Silva Rabelo
  • Anna Érika Ferreira Lima

Resumo

A promulgação da Lei 10.639/2003 (ampliada pela Lei 11.645/2008) tornou obrigatório a inclusão da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo oficial da educação básica brasileira, sendo necessárias ações para o cumprimento da lei, as quais foram viabilizadas pela organização de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABIs), que têm como objetivo pensar e repensar as relações étnico-raciais com foco nas relações sociais além da perspectiva do ensino tradicional em sala de aula e da realização de atividades de pesquisa, extensão e ensino. Primando pela efetivação de tal lei o Neabi-Campus Fortaleza, foi reativado e fortalecido no segundo semestre de 2018. O presente trabalho pretende contribuir com discussões que ajudem a comunidade acadêmica, povos indígenas e comunidades tradicionais envolvidas, à compreenderem a importância e necessidade da implementação efetiva da Lei 11.645/2008, que se constitui um relevante instrumento de luta contra as desigualdades étnico-raciais existentes no Brasil. Nesse sentido, a formação da comunidade acadêmica pode ser viabilizada pelos NEABIs, possibilitando discussões sobre a temática da história e cultura afro-brasileira e indígena sob uma dimensão política, ideológica e filosófica. Assim, a abordagem metodológica perpassou pelo desenvolvimento de oficinas de formação para bolsistas, reuniões e rodas de conversa sobre a pauta do NEABI com a comunidade acadêmica, gestão, técnicos-administrativos e alunos, bem como a realização de atividades no Campus Fortaleza do IFCE tendo como pano de fundo a discussão étnico­-racial e temas de interesse dos grupos sociais atendidos, como Alimentação, Cultura e Meio Ambiente. Paralelamente a sua reativação foram realizadas outras ações, como reuniões de planejamento, atividades de formação, mesas redondas, projetos de pesquisa e extensão, apresentação e publicação de trabalhos e artigos, produção de mapas, produção de mapas, relatórios, materiais didáticos, entre outros.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

I Encontro de Produção de Pesquisa Científica de Servidores Docentes e Tec.-Adm.