PROJETO SIGNIFICANDO: GRUPOS DE APOIO À PERMANÊNCIA NA UFC

Autores

  • Luana Rego Colares de Paula
  • Kévilla Samara Aureliano Alencar
  • Maria Ruth da Silva Gomes
  • Wanderson Martins Pereira
  • Flora Lima Chaves

Resumo

Este trabalho visa apresentar o “Projeto SigniFICANDO: grupos de apoio à permanência na Universidade”, realizado pela Divisão de Atenção ao Estudante (DAE), da Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CASE), vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). O Projeto propõe-se a construir grupos de apoio psicossocial para estudantes da UFC/Fortaleza, constituindo-se como espaços de acolhimento e de fortalecimento de vínculos entre discentes que tenham interesse em compartilhar questões próprias da vivência acadêmica, ou com repercussões nela. Está amparado nas recomendações legais do Programa Nacional de Assistência Estudantil e nas orientações teóricas e metodológicas da Psicologia da Educação e de publicações recentes sobre a Saúde Mental no Ensino Superior. O Projeto foi realizado por duas psicólogas e três bolsistas de iniciação acadêmica. Após a divulgação, 162 estudantes se inscreveram para o SigniFICANDO. Realizaram-se três grupos, dos quais participaram, no total, 56 discentes dos três campi da UFC Fortaleza. Após o encerramento de cada grupo, foi enviado aos participantes um formulário de avaliação da atividade. Os estudantes assinalaram que suas participações no Projeto facilitaram o autoconhecimento, contribuíram para a melhoria da expressão verbal em público, e possibilitaram a ressignificação de sofrimentos em decorrência da percepção de semelhanças entre dificuldades vivenciadas e da troca de afetos entre os pares. Compreende-se que a intervenção ensejou os seguintes resultados: o fortalecimento da integração entre estudantes; o estímulo à construção de vínculos na Universidade; o fomento ao diálogo sobre temas pertinentes ao cotidiano acadêmico e o incremento do apoio social, os quais figuram como elementos protetivos da saúde mental. Conclui-se que iniciativas dessa natureza contribuem para a consolidação de estratégias de cuidado e promoção da qualidade da permanência de estudantes da UFC, repercutindo na otimização dos processos educativos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

I Encontro de Produção de Pesquisa Científica de Servidores Docentes e Tec.-Adm.