UTILIZAÇÃO DO SIMULADOR PHYSIOLUNG COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE ASPECTOS BÁSICOS DA FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA

Autores

  • Rodrigo Jose Bezerra de Siqueira
  • Betina Santos Tomaz & Frederico Luís Braz Furtado
  • Expedito Maia & Nicole de Mello Fiallos
  • Felipe Saldanha Nobre Ferreira & José Lucas Sousa Henrique
  • Marcelo Alcântara Holanda & Armênio Aguiar dos Santos

Resumo

O ensino teórico da Fisiologia Respiratória apresenta alguns aspectos de difícil compreensão. Emerge de maneira intuitiva a necessidade de métodos adicionais para facilitar o aprendizado. Estratégias educacionais com simulação em computador permitem compreender e aplicar certos princípios fisiológicos básicos que ocorrem no organismo humano, possibilitando uma abordagem de aprendizado no âmbito teórico-prático. Aula prática com o simulador da plataforma Xlung de ensino e simulação virtual Physiolung. Alunos do terceiro semestre de graduação em Fisioterapia foram guiados por um roteiro com situações relacionadas a conceitos básicos de fisiologia respiratória. Inicialmente foi aplicado um pré-teste com cinco questões de múltipla escolha relacionadas ao escopo da atividade prática, com base nos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. Os professores atuaram como facilitadores no manuseio do simulador. Os alunos fizeram o reconhecimento do simulador Physiolung e iniciaram as atividades manipulando a plataforma virtual de acordo com o roteiro da atividade prática. No final da atividade, os alunos foram submetidos à resolução de um pós-teste com as mesmas questões aplicadas no pré-teste, além de uma avaliação do grau de satisfação da atividade realizada. Participaram do estudo 47 alunos de graduação em Fisioterapia. Quanto ao gênero, foram distribuídos em 89,4% do sexo feminino e 10,6% do sexo masculino. Quando comparados os percentuais de acertos do pré e do pós-teste foram observados ganhos em todas as questões aplicadas: Questão 1: 40,4% pré-teste e 77,8% pós-teste; Questão 2: 63,8% pré-teste e 100% pós-teste; Questão 3: 89,4% pré-teste e 91,1% pós-teste; Questão 4: 76,6% pré-teste e 91,1% pós-teste; Questão 5: 91,5% pré-teste e 97,8% pós-teste. Em relação ao grau de satisfação, 100% dos alunos consideraram que os objetivos de aprendizagem foram devidamente esclarecidos. A utilização da plataforma Physiolung mos

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

I Encontro de Produção de Pesquisa Científica de Servidores Docentes e Tec.-Adm.