A ARTE COM INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL PARA ALUNOS– UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: A Arte é uma ferramenta e estratégia de saúde, cura e resistência. Na atual conjuntura um simples sarau se torna uma oportunidade de encontrar afetos, potencias e cuidado. Tendo isso em mente o Projeto Cuidarte (Cuidar + Arte) visa o cuidado através da Arte entendendo a necessidade na inclusão dessa prática no cotidiano dos estudantes da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem. É sabido o quanto a rotina pode ser massacrante e adoecedora, as práticas de saúde podem e devem ser usadas para a melhora e estímulo para o autocuidado e saúde mental. Objetivo: Relatar a experiência da utilização da música e dos saraus como meio de reunir os estudantes e promover a saúde mental de alunos de graduação. Metodologia: Foram realizados momentos musicais ao longo do ano letivo em que alunos do Projeto Cuidarte promoveram espaços de saraus com foco na música. As ações aconteceram mensalmente, nas quartas-feiras, no horário entre 12:30h e 14h. Resultados: Através da música várias pessoas foram atingidas, muitos alunos se reuniram para cantar, conversar, ouvir e serem ouvidos e tiveram um momento de descontração em um momento de trabalho, estudo, entre outros. Percebemos que a música torna o ambiente mais agradável e as pessoas demonstram satisfação com a intervenção, além de oferecer espaço de trocas e partilha de sofrimentos, sobrecarga e cansaço. Conclusão: A música pode ser usada no ambiente acadêmico com intuito terapêutico e manifestação cultural de resistência. O Cuidarte possibilitou que isso acontecesse e assim foi possível observar o valor transformador e curativo da arte.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.