A ARTE COM INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL PARA ALUNOS– UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Adine de Andrade Fiuza
  • Ana Jéssica Lopes Dias
  • Ernesto Sousa Barroso
  • Rafaela de Sousa Liberato
  • Michell Ângelo Marques Araújo
  • Ana Karina Bezerra Pinheiro

Resumo

Introdução: A Arte é uma ferramenta e estratégia de saúde, cura e resistência. Na atual conjuntura um simples sarau se torna uma oportunidade de encontrar afetos, potencias e cuidado. Tendo isso em mente o Projeto Cuidarte (Cuidar + Arte) visa o cuidado através da Arte entendendo a necessidade na inclusão dessa prática no cotidiano dos estudantes da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem. É sabido o quanto a rotina pode ser massacrante e adoecedora, as práticas de saúde podem e devem ser usadas para a melhora e estímulo para o autocuidado e saúde mental. Objetivo: Relatar a experiência da utilização da música e dos saraus como meio de reunir os estudantes e promover a saúde mental de alunos de graduação. Metodologia: Foram realizados momentos musicais ao longo do ano letivo em que alunos do Projeto Cuidarte promoveram espaços de saraus com foco na música. As ações aconteceram mensalmente, nas quartas-feiras, no horário entre 12:30h e 14h. Resultados: Através da música várias pessoas foram atingidas, muitos alunos se reuniram para cantar, conversar, ouvir e serem ouvidos e tiveram um momento de descontração em um momento de trabalho, estudo, entre outros. Percebemos que a música torna o ambiente mais agradável e as pessoas demonstram satisfação com a intervenção, além de oferecer espaço de trocas e partilha de sofrimentos, sobrecarga e cansaço. Conclusão: A música pode ser usada no ambiente acadêmico com intuito terapêutico e manifestação cultural de resistência. O Cuidarte possibilitou que isso acontecesse e assim foi possível observar o valor transformador e curativo da arte.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação